Roteiros

10 sítios a visitar no Porto (roteiro de um dia a pé)

Roteiro Porto – 1 Dia a pé.

Neste artigo vou partilhar o  meu roteiro de uma visita flash à cidade do Porto. Tenham em conta que este roteiro foi todo feito a pé em apenas um dia.  Óbvio que ficaram muitas coisas da cidade por visitar (como por exemplo o mercado do Bolhão, a casa da música, os jardins do palácio de cristal…) mas o “saldo” final foi muito bom e conseguimos ver a maioria dos locais mais emblemáticos.

1) RUA DE SANTA CATARINA

Começámos por ir à Rua de Santa Catarina, é na baixa do Porto e também a zona mais comercial.
Passámos pela Capela de Santa Catarina que salta imediatamente à vista pois todo o exterior é feito de azulejos azuis e brancos. É também nesta zona que está situado o café Majestic ,que está entre os 10 cafés mais belos do mundo!!! É um sitio caro, pois trata-se de um dos cafés mais luxuosos de 1921, mas vale a pena entrar uma vez só pela visita e pela história do mesmo.
Ao longo da rua e nas suas transversais encontrámos imensos artistas de rua.

2) AVENIDA DOS ALIADOS

Ligámos o GPS (sim porque não fazíamos a mínima para onde estávamos virados) e fomos para a Avenida dos Aliados. Ir ao Porto e não ver a Avenida dos Aliados é como ir a Itália e não comer pizza!

3) TORRE DOS CLÉRIGOS

Torre dos Clérigos. Não chegámos a subir (confesso que eu tenho um bocadinho de fobia daquelas escadas em caracol). Mas dizem que tem uma vista panorâmica espectacular sobre a cidade do Porto.

4 e 5) LIVRARIA LELLO & LOJA FERNANDES, MATTOS & C.ª, LDA

Já tinha estado nestes dois sítios mas o Flávio ainda não por isso fizemos uma paragem rápida.
Quando eu visitei a Livraria Lello a entrada era gratuita. No entanto, devido ao número elevado de visitas neste momento paga-se 3€, estes podem ser deduzidos na compra de um livro no dia da visita. Vale a pena espreitar! É pequena mas com uma escadaria lindíssima, além de ser considerada por muitos uma das livrarias mais bonitas do mundo, ela também ficou conhecida pelas escadarias servirem de inspiração para as escadas de Hogwarts do Harry Potter.
Quando à loja Fernandes, Mattos & C.ª já fiz um post exclusivamente sobre ela e podem espreitar *aqui*

6) ESTAÇÃO DE SÃO BENTO

Tínhamos casa em Gaia por isso começámos a “voltar para trás” e fomos até à Estação de São Bento. Está situada no centro histórico do Porto e é conhecida pelos seus painéis de azulejo.
A estação está em funcionamento, faz a linha do Minho se não estou em erro, mas é visitada por centenas de turistas só para apreciar a arquitectura da mesma.

7) SÉ DO PORTO

Antes de descermos para a ribeira ainda passámos pela Sé do Porto. É um dos principais e mais antigos monumentos da cidade. É muito imponente e tem uma “praça” com uma vista fantástica sobre a cidade (e não é preciso subir escadas em caracol YEAH ahahaha).

Já era tarde e as visitas já tinham terminado por isso não chegámos a entrar, mas ficou registado para uma próxima visita!

8) Ribeira

Descemos da Sé por umas ruas estreitas e fomos dar à ribeira. Esta zona está totalmente preparada para receber os turistas. Existem imensos cafés e restaurantes do longo da margem do Porto. As caves do vinho do porto estão ao longo da margem do lado de Gaia.
O ambiente é muito bom e a vista é maravilhosa. Arrisco-me a dizer que este é o local onde todas as pessoas que visitam o Porto tiram uma fotografia! ahaha
 

9) PONTE E MIRADOURO

Se a memória não me falha existem 6 pontes no Porto mas a Ponte Luís I é a mais emblemática de todas. É um símbolo da cidade do Porto e pode ser atravessada a pé! O que é óptimo porque facilmente podemos estar numa das duas margens do rio. Nós atravessámos a parte de baixo e vale muito a pena o passeio!
Da parte de cima da ponte têm uma vista maravilhosa de toda a zona ribeirinha .
 

10) CAVES DO VINHO DO PORTO

Depois de atravessarmos a ponte a pé estávamos do lado da margem de Gaia (quase em casa) e aproveitámos para beber um vinho do Porto. Obrigatório certo?

É possível fazer visitas a quase todas as caves de vinho de Porto que estão ao longo da Ribeira, nós já tínhamos feito, mas fica a sugestão!
Foi um post cheio de informação mas acho que valeu a pena!
Se forem do Porto deixem nos comentários sugestões de locais a conhecer numa próxima visita!

13 Comments

  1. Ótimas dicas! o Porto é uma cidade bonita.

    Isabel Sá
    http://brilhos-da-moda.blogspot.pt

  2. A minha cidade! *-*
    Acho que no geral falaste dos pontos fulcrais e mais bonitos do Porto! 🙂

    http://glamourandsparkletrends.blogspot.pt/

  3. Também adorei visitar 🙂 Beijinho!

  4. Obrigada pela opinião Inês! Se tiveres outras sugestões para eu visitar numa próxima vez diz-me 🙂 Beijinho

  5. Muito bem 🙂 Foste aos locais principais :p
    kiss

    http://inspirationswithm.blogspot.pt/

  6. eu acho q és winda e as fotos estão brutais!!!! e faço comentários anónimos fixes para compensar os das invejosas!

    BD

  7. ahahahha quem seráááá esta anónima!!♥♥♥♥

    ("Beijinho no ombro pro recalque passar longe")

  8. Boa! 🙂 Para a próxima temos de combinar um café 🙂 beijinho

  9. Eu gosto de post's assim! 😀 E olha, ainda não subi à Torre dos Clérigos, mas tentarei fazê-lo numa próxima idia à cidade do Porto.

  10. O Porto é uma cidade maravilhosA :))

    ♡ Beijinhos, Simply Ana Blog

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

*