Roteiros

Açores (São Miguel) em 3 Dias

No passado mês de Setembro fui aos Açores, visitei a ilha de São Miguel. Saímos de Lisboa numa quarta-feira à noite, estivemos três dias completos na ilha e voltámos no domingo ao final da tarde. Este vai ser um post extenso, mas está cheio de dicas para aproveitarem a ilha e visitarem quase todos os pontos “emblemáticos” de São Miguel. No final anexei o Google Maps com o roteiro que eu construí, porque visualmente é mais explicito e podem aproveitar e alterar os pontos de passagem ao vosso gosto, espero que ajude!

Dicas Essenciais:

➥ Leva calçado muito confortável e todo o terreno, prepara-te para andar;
➥ Um impermeável deve andar sempreeee contigo, o sol pode estar a brilhar e cinco minutos depois pode chover torrencialmente. Além disso, nos miradouros mais altos é muito provável que esteja nevoeiro e frio;
➥ Aluga um carro, não há como fugir vais precisar. Se não tens carta leva alguém contigo que tenha ahaha
➥ Sê pratico e almoça sandes ou leva marmita.  Ficámos cinco dias, mas apenas 3 dias completos por isso tínhamos de economizar tempo, os locais mais giros estão longe da cidade por isso optámos sempre por levar almoço para não perder tempo precioso em restaurantes e trajectos de ida e volta.

Onde ficar?

Urban Apartment – Este apartamento foi quase amor à primeira vista, assim que demos de caras com ele no Booking vimos logo que era a nossa cara e fizemos a reserva! Ficámos muito satisfeitos com a hospitalidade e o apartamento não desiludiu. Quem gosta de decoração urbana vai adorar!!!
É perfeito para casais, porque é um estúdio. Além disso, está super bem localizado mesmo no centro de Ponta Delgada. (lê aqui o post completo sobre o apartamento)
Way2Azores – Nós escolhemos a Ways2Azores é uma empresa mesmo açoriana e nada melhor que alguém da ilha para nos aconselhar certo? Também ficámos muito satisfeitos com o serviço, levantámos e entregámos o carro no Aeroporto sem complicações e fora das horas habituais, o nosso voo chegou perto da uma da manhã a Ponta Delgada e não houve qualquer problema. Os preços de aluguer também são mesmo muito simpáticos. Alugarem um carro na ilha de São Miguel é mesmo CRUCIAL. Não existem muitos meios de transportes, além disso, se estiverem poucos dias como nós só com a autonomia de um veículo “próprio” é que vão conseguir tirar partido da ilha.

ROTEIRO – 3 DIAS

➥ Farol da Ponta da Ferraria
➥ Miradouro do Escalvado
➥ Miradouro do Porto das Capelas
Eu, como quase 90% das pessoas que visitam São Miguel, queria muitoooo ver a Lagoa das Sete cidades, por isso fomos logo no primeiro dia fazer o roteiro que tínhamos preparado que passava nesse ponto. Da parte da manhã começámos por visitar as estufas dos Ananases Arruda. Gostei muito do espaço, é pitoresco e está muito bem decorado. Não me impressionou mas é quase um ponto obrigatório a visitar, nem que seja para experimentar o famoso licor de ananás.
Seguimos para o Miradouro Pico do Carvão, a vista é ma-ra-vi-lho-sa. Foi aqui que começámos a ter noção da beleza dos Açores, do azul do céu, dos tons de verde que nunca tinhamos visto na vida e da quantidade gigantesca de hortênsias que existe ao longo das estradas.
Seguidamente fizemos uma breve paragem na Lagoa das Empadas, entrem e visitem nem que seja apenas de carro, existe uma estrada que dá a volta a toda a Lagoa, nós percorremos e depois subimos até ao miradouro. Estava tudo nublado, não conseguíamos ver uma palmo à frente do nariz… Minto, conseguimos confraternizar pela primeira vez com as vaquinhas felizes que estavam  perto do miradouro. Mas nesta altura ficámos um pouco preocupados, com receio de estar igual nos outros miradouros e desta forma não íamos conseguir ver a Lagoa das Sete Cidades!
Esperançosos que o nevoeiro ia passar seguimos para o tão esperado Miradouro da Vista do Rei e para nossa sorte estava um sol lindooooo! Por isso dica da amiga… Não desistam mesmo com nevoeiro, no ponto seguinte do roteiro pode estar o sol a brilhar!!! A vista do miradouro era magnifica, não consigo expressar por palavras mas valeu toda a viagem, estávamos apenas no primeiro dia e já sentíamos que tinha valido a pena apanhar o avião. Como bons turistas que somos também invadimos o tão conhecido hotel abandonado, Monte Palace, fica mesmo ao lado do miradouro e arrisco-me a dizer que a vista era ainda melhor dos terraços do hotel!
Já ao final da tarde seguimos para a Ferraria, visitámos a praia, as termas e o farol. Apesar de termos sido aconselhados por muitas de vocês não ficámos nestas termas, já era tarde e tínhamos outras programadas para o dia seguinte. Mas o espaço era super agradável e se forem com tempo certamente vão adorar!
Antes de voltar para o apartamento ainda fizemos uma breve paragem no Miradouro do Escalvado e vimos o pôr-do-sol no Miradouro do Porto das Capelas.
Não sei se foi por ser o primeiro dia mas este foi o roteiro menos “cansativo”, porque quase todos os locais são super acessíveis de carro, mas também foi o dia com as paisagens mais “imponentes” porque as vistas eram mesmo maravilhosas e as cores impressionantes. Ah! Tudo o que visitámos foi gratuito, só seria preciso pagar nas termas caso tivéssemos usufruído.
Ananases Arruda

➥ Poça da Dona Beija
➥ Fumarolas da Lagoa das Furnas
➥ Caldeiras em Furnas
Segundo dia de roteiro, este supostamente seria para relaxar mas acabámos estoirados no final do dia!
Começámos por visitar o Miradouro do Pico do Ferro, mais uma vez uma vista de cortar a respiração. Depois seguimos para o segundo local que eu tinha mais curiosidade em visitar, já tinha visto fotos no Instagram e andava a babaaaar pelo Parque Terra Nostra. Passámos lá o resto da manhã e praticamente a tarde toda. O parque é lindo, o paraíso para amantes de flores, plantas e claro… para os amantes de fotografia. Vou ter de fazer um post dedicado apenas ao parque porque precisoooo de partilhar aquelas fotos! Fizemos o trilho sugerido no folheto que nos deram na entrada, ainda caminhámos durante algum tempo, mas faz-se super bem (com mais de 500 paragens para fotografias). Também foi neste parque que experimentámos as termas. Sou sincera… não adorei, eu não sou muito amante de águas quentes, talvez por estar habituada aqui às praias da Arrábida ahaha.  Porém, é obrigatório experimentarem umas termas nos Açores, a experiência foi gira mas acho que não gostei tanto porque estava um dia mesmo muito quente e não convidava aos banhos. Senti os músculos bastante relaxados no final do dia e a pele ficou maravilhosa. A entrada no parque tem um custo de 8€ por pessoa, caso usufruam ou não das termas. Na minha opinião vale muito a pena visitar o parque, não é uma beleza tão “natural” como as anteriores, mas está super bem tratado e nem parece que estamos em Portugal.
Depois seguimos para Poça da Dona Beija, são apenas termas e tem um custo de 6€ de entrada por pessoa. O local é mesmo muito bonito, porém, acabámos por não usufruir porque tínhamos acabado de sair de outras termas, estava uma fila gigante e ainda queríamos visitar outros pontos. A particularidade da Dona Beija é que está aberta até as 23:00 horas, por isso vou ter de voltar aos Açores para uns banhinhos de água quente à noite ahahah
Mesmo já ao entardecer visitámos as Fumarolas da Lagoa das Furnas, tem um custo de 2€ por veículo para entrar. A lagoa é gigante e lindaaaa, um sitio óptimo para piqueniques. O único ponto que “estraga” o local é o cheiro intenso a enxofre, suportável mas não é nada agradável. Combinado não tinha corrido melhor e conseguimos ver a retirada dos famosos cozidos que se cozinham de baixo da terra nas fumarolas. Por ultimo visitámos as caldeiras em furnas e apanhámos um pôr do sol lindo ao regressar a casa.
Nessa noite tive imensas dores de cabeça, eu tenho sinusite, não sei se foi do enxofre, das termas ou se foi pura coincidência ter tido uma crise quando visitei estes locais… Mas fica o alerta para as pessoas que sofrem do mesmo mal que eu… levem os vossos SOS atrás.
Miradouro do Pico do Ferro

➥ Miradouro de Santa Iria
➥ Fábrica e Plantações de Chá Gorreana
➥ Lagoa do Fogo
Nos dias anteriores a meteorologia foi nossa amiga, esteve sempre calor. Apesar de chover torrencialmente todas as noites, não estou a exagerar chovia mesmo muito, mas de manhã já estava tudo ok. Porém, no terceiro dia não tivemos tanta sorte e choveu imenso praticamente até às 16:00 horas.
Começámos o dia pela Caldeira Velha, tem um custo de entrada de 3€ por pessoa só para visitar e 8€ caso queiram usufruir das piscinas. Nós só visitámos, o local é bonito mas é pequeno, fiquei um pouco desiludida…Depois de visitar o parque Terra Nostra a expectativa estava muito alta, mas aconselho que visitem na mesma, tem uma cascata bonita e é uma beleza mais natural. Seguimos para o Salto do Cabrito, dica de amiga não coloquem no GPS, sigam as placas que estão perto da caldeira velha! Preparem-se para uma descida de carro imprópria para cardíacos, vão encontrar apenas uma cascata no final, mas nada de muito imponente. Se não tiver bom tempo e não tencionarem ir ao banho podem saltar este local.
Já da parte da tarde e quando o sol decidiu dar o ar da sua graça parámos no Miradouro de Santa Iria e depois seguimos para a fábrica de Chá Gorreana. Ao lado da fábrica encontram-se as plantações de chá que são as mais antigas e actualmente as únicas plantações de chá da Europa. Podem fazer a visita guiada pela fábrica, é curtinha, no final podem experimentar vários chás das plantações. Também existe uma lojinha onde podem comprar os chás e trazer um bocadinho dos Açores convosco, eu adorei o chá preto!
Por ultimo, mas não menos importante, fomos ver a Lagoa do Fogo, visitámos apenas ao miradouro não fizemos o trilho que dá até à base da Lagoa porque já era quase de noite.  Gostei de visitar tudo e não me arrependo, mas este dia foi o menos “impressionante”.
Caldeira Velha
Miradouro de Santa Iria
Plantações de Chá Gorreana
Miradouro Lagoa do Fogo
Miradouro da Lagoa do Fogo
Bónus:
Por ultimo…. No quarto dia só tínhamos avião ao final da tarde pelo que aproveitámos para visitar o centro de Ponta Delgada. Sinceramente gostei mais de ver as portas da cidade de noite do que de dia, a iluminação está muito bonita.
Também não deixem de provar o bife de vaca característico dos Açores, nós fomos ao tão recomendado Restaurante da Associação Agrícola e não desiludiu! Estava divinal!!!
Não visitámos nada da parte nordeste da ilha, por isso queremos muito voltar. Adorámos a escapadinha e se são amantes da natureza certamente também vão amar! Está apenas a 2 horas de avião de Lisboa, é um destino acessível e vale muito a pena visitar… nem se que seja assim em fins-de-semanas prolongados!
Três dias são suficientes? Não. Não vão conseguir desfrutar totalmente de todos locais, no entanto se não conseguirem mais tempo recomendo que façam a viagem na mesma! Como viram pelo post gigante eu visitei imensas coisas e ainda fotografei tudo para o blog!!!
Se quiserem ver os vídeos que fiz por lá está tudo nos destaques do meu Instagram (@maraoliveirablog). Espero que o post vos ajude nas vossas viagens.
Se reproduzirem alguma fotografia ou seguirem o meu roteiro coloquem #maravoyage nas vossas fotos, quero ver tudo!!!

9 Comments

1. Já lá fui e adorava poder voltar!

2. Fotografias maravilhosas, é das ilhas que mais quero conhecer!!! Beijinhos*

3. Espero que tenhas gostado de visitar a minha ilha! Tem muito por onde se ver e não há ninguém que se farte de a visitar. Beijinhos!

4. As tuas fotografias estão lindas, lindas! Vou guardar o teu post, vai dar jeito um dia quando for aos Açores, até porque está na minha lista de viagens que pretendo fazer em breve.

cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt

5. Eu também espero voltar em breve!!!

6. Obrigadaaaa! Arrisco-me a dizer que são as minhas fotos preferidas desde que tenho o blog!!!

7. Adoreiiii! Sugestões para a próxima ida? Se me quiseres adoptar também aceito ahaha beijinho!!!

8. Que bom que gostaste!!! Espero que te ajude muito na tua viagem! Beijinho grande

9. Já foste a muitos dos pontos mais emblemáticos da ilha, mas o que não falta são mais sítios para visitares. Vila Franca do Campo (a Ermida da Nossa Senhora da Paz, as praias, o ilhéu e a cascata do 30 Reis, por exemplo), Nordeste (o jardim botânico, os miradouros, a Tronqueira, o Parque da Ribeira dos Caldeirões…) e Povoação… Há muitos sítios a visitar na ilha. Se não fosse pelo tempo, ninguém ficava aborrecido porque há sempre lugares por onde ir ahahah Beijinho!